7 TRUQUES PARA DIZER "NÃO" AOS DOCES
23 Abr 2019 - Publicado por Dieta Pura
Comer é um ato de prazer, pelo que não se deve privar totalmente de consumir o que mais gosta, contudo é importante controlar-se e fazer dos "excessos" (cheat meals) situações pontuais.
Depois das festas a procura é sempre a mesma: encontrar estratégias para emagrecer e dizer não aos doces. Adotar uma alimentação saudável é o fator chave para não cair nessa restrição alimentar pós-festas. Este tipo de alimentação não é sinónimo de pratos sem sabor, aliás a variedade é uma regra, para que haja todos os nutrientes necessários para o organismo.
Para a melhorar o apetite voraz que tem por doces ficam 7 dicas simples:
1 - Fazer refeições intermédias: ficar muitas horas sem comer pode levar a que na refeição seguinte se coma mais e selecione alimentos mais calóricos. Comer de 3 em 3 horas poderá ser a estratégia, para não chegar à refeição com episódios de compulsão alimentar.
2 - Ingerir água: o consumo de água regular, dá uma sensação de estômago preenchido e é um regulador do organismo. Ainda assim esta quantidade de água deve ser ingerida entre refeições.
3 - Comer lentamente: comer devagar durante as refeições e saborear os alimentos é a estratégia para diminuir a sensação de fome, pois a informação de saciedade leva alguns segundos a chegar ao cérebro.
4 - Consumir proteína: a proteína aumenta a saciedade, ajudando a resistir aos doces e outros alimentos nutricionalmente menos interessantes.
5 - Praticar exercício físico: o exercício físico está associado a libertação de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, efeito comum ao do consumo de doces. Além disso, diminui o estado de stress e de ansiedade que consecutivamente leva a uma menor compulsão alimentar que habitualmente está associada a fome emocional causada por este tipo de estados.
6 - Escovar os dentes: após as refeições deve escovar sempre os dentes, este hábito leva a que a vontade de doces diminua ou desapareça.
7- Ficar longe dos doces: nos locais onde habitualmente passa mais tempo, tente que os doces estejam fora do alcance da visão ou simplesmente não tenha esse tipo de alimentos. Este método ajuda a que não pense tanto em doces nem tenha a tentação de os comer.
Cortar por completo os doces, de uma forma radical, poderá não funcionar ou levar a uma situação pior. O ideal é diminuir o consumo numa fase inicial e de uma forma gradual, para conseguir resultados a longo prazo. Poderá optar também por definir o dia da “asneira” onde faça o consumo do seu doce preferido.
Além disso, pode sempre fazer receitas caseiras de alguns doces, com uma diminuição ou substituição de adição de açúcar e gordura.
Siga as dicas Dieta Pura e mantenha-se sempre em forma!