ALIMENTAÇÃO ANTI - AGING
27 Jul 2023 - Publicado por Dieta Pura
Numa altura onde queremos não só viver mais, mas também viver melhor a alimentação pode ser uma ajuda para viver mais anos com qualidade de vida. Isto irá refletir-se não só na nossa saúde, mas também na nossa aparência.
Uma alimentação anti-aging consiste em ter hábitos alimentares que incluem a ingestão de alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios, alimentos naturais e ajustados à fase de vida de cada pessoa. Sendo que estes alimentos devem ser consumidos regularmente e não pontualmente, pois melhoram a saúde da pele e combatem o envelhecimento precoce do corpo, nomeadamente a melhora da elasticidade, hidratação e firmeza da pele, redução do aparecimento de rugas e manchas.
A dieta anti-aging serve para combater os radicais livres, evitando assim o envelhecimento, sendo que o objetivo não é tratar as consequências do envelhecimento natural, mas sim prevenir. Assim sendo comece já a usar os seguintes alimentos no seu dia a dia:
- Alimentos ricos em ómega - salmão, cavala, abacate, nozes, azeite – o seu alto teor em ácidos gordos essenciais, promove a diminuição da inflamação do corpo. As vitaminas e minerais presentes nestes alimentos promovem ainda o bom funcionamento do coração, cérebro e aumentam a resistência da pele.
- Vegetais verdes – couves, brócolos, espinafres, agriões - alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que promovem a eliminação das toxinas. Estes alimentos atuam em vários sistemas do nosso corpo retardando todo o envelhecimento inclusive da pele.
- Frutos vermelhos – Morangos, romã, mirtilos, amoras – com um grande poder antioxidante e um baixo teor de hidratos de carbono, esta classe de alimentos protegem o corpo contra a ação dos radicais livres retardando todo o envelhecimento além de que mantêm uma pele bonita.
- Especiarias e ervas aromáticas – curcuma, canela, salsa – estes alimentos possui características anti-inflamatórias, antioxidantes, efeito neuroprotetor, redução da sensação de fadiga e a melhorar a função cognitiva e memória.
- Vegetais e frutas vermelhos e alaranjados – cenoura, abóbora, tomate, laranja - ricos em carotenoides, licopeno e vitaminas antioxidantes, apresentam efeito antioxidante e foto-protetor.
Estes são apenas alguns exemplos de alimentos que podem contribuir para retardar o processo de envelhecimento. Ainda assim não basta apenas ingerir estes alimentos, é essencial evitar outros alimentos ou hábitos que possam prejudicar a aparência da pele e aumentar a possibilidade do aparecimento de doenças:
- Álcool;
- Alimentos ricos em açúcares e gorduras – bolos, pizzas;
- Refrigerantes;
- Carnes vermelhas e enchidos;
- Alimentos ricos em sal;
- Tabaco;
- Sedentarismo;
- Exposição excessiva ao sol.
Controlar o envelhecimento natural do corpo é uma tarefa impossível, ainda assim é possível fazer mudanças que estão ao nosso alcance, nomeadamente seguir uma alimentação anti-aging para que o envelhecimento surja de uma forma mais lenta e cause menos mal-estar.