Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

ALIMENTOS QUE PARECEM SAUDÁVEIS MAS NÃO SÃO

ALIMENTOS QUE PARECEM SAUDÁVEIS MAS NÃO SÃO

Entre as prateleiras repletas de produtos rotulados como “saudáveis”, “naturais”, “diet” e “fit” é fácil perder-se nas promessas de bem-estar e perda de peso. Mas na verdade alguns destes produtos apesar de serem muito atrativos a nível de imagem e descrição, escondem ingredientes que em nada contribuem para uma dieta equilibrada e podem mesmo prejudicar a saúde.

Um dos maiores desafios na hora de escolher alimentos é perceber o que é verdadeiramente nutritivo do que aparenta ser saudável, uma vez que muitos alimentos podem parecer saudáveis à primeira vista, mas na verdade podem conter quantidades significativas de açúcar, gordura saturada, sódio ou aditivos artificiais.

Fique a conhecer alguns dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são assim tão benéficos para a perda de peso ou saúde como pensa:

  • Barras de cereais – embora muitas das opções de barras de cereais contenham cereais integrais, fruta desidratada e frutos secos sendo opções práticas para snacks, muitas destas opções também são ricas em açúcar adicionado, gorduras saturadas e aditivos.
  • Cereais de pequeno-almoço – este tipo de alimentos são comercializado muitas vezes com o rótulo de “melhor escolha para começar o seu dia”, mas na verdade se olharmos à lista de ingredientes percebemos que muitos apresentam uma lista repleta de diferentes tipos de açúcar refinados, corantes naturais e outros aditivos que os torna atrativos ao sabor e textura.
  • Sumos/smoothies de fruta naturais industrializados - apesar dos rótulos destacarem a presença de vitaminas e minerais, este tipo de bebidas apresenta altos níveis de calorias e de açúcar desprovidos de fibras que encontramos na fruta inteira. Ao beber estes sumos/smoothies há igualmente um aumento da glicose no sangue que é semelhante ao de uma bebida adoçada artificialmente.
  • Água com sabores – este tipo de água apresenta um valor de calorias elevado e presença de açúcares igual ou superior ao de alguns refrigerantes.
  • Chips de vegetais – as versões de vegetais que cada vez mais se vendem como forma de substituir as batatas fritas de pacote não são na maioria das vezes a opção correta, uma vez que apresentam elevados índices de gordura e de sal.
  • Queijo vegan – ainda que goste muito de queijo e esteja numa dieta que restrinja este alimento, as opções vegans são na sua maioria processadas tendo na composição aditivos de textura, cor e sabor, apresentando desta forma muitos químicos desnecessários ao organismo.
  • Iogurtes de aroma – este tipo de opções de iogurte apresenta grandes quantidades de açúcar adicionado para melhorar o sabor, aportando além disso em muitos casos o dobro das calorias face às versões naturais.

Estes são apenas alguns exemplos de alimentos que poderiam ser saudáveis, mas não são. Assim sendo é importante verificar os rótulos nutricionais e a lista de ingredientes dos alimentos para tomar decisões mais informadas sobre a sua saúde.

Entender os nomes “estranhos” que aparecem descritos nas embalagens é complicado e poderá deixá-lo na dúvida se é ou não um alimento saudável. Para o ajudar nesta tarefa tem a sua nutricionista Dieta Pura, que poderá auxiliar nessa tarefa e definir os alimentos que mais se adequam ao seu objetivo.

Dar prioridade a alimentos integrais e minimamente processados ​​é geralmente uma escolha mais saudável em comparação com opções altamente processadas. Faça escolhas inteligentes e não se deixe enganar!