Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

COMO DOMINAR AS HORMONAS QUE REGULAM O PESO?

COMO DOMINAR AS HORMONAS QUE REGULAM O PESO?

O processo da perda de peso pode traduzir-se numa conta de matemática: ingerir menos calorias + praticar desporto = perder peso. Pensando assim, deveria ocorrer perda de peso, mas nem sempre é o que acontece.

Um emagrecimento realmente eficaz e saudável envolve vários órgãos, hormonas e múltiplos processos fisiológicos do organismo.

Para diminuir os quilos na balança, bem como promover o bom funcionamento do organismo, vamos analisar as principais hormonas e definir estratégias para as poder controlar:

Cortisol:

Produzido pelas glândulas suprarrenais, tem como função ajudar o organismo a controlar o stress físico e emocional, bem como auxiliar na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.

Níveis altos de cortisol prejudicam a perda de peso, porque aumenta a sensação de fome, principalmente desejo por doces. Além disso estimula a produção de glicose no fígado e quando esta não é utilizada, posteriormente acumula-se como gordura.

- Como controlar:

Para diminuirmos a produção de cortisol e ter um melhor resultado na perda de peso é importante relaxar, ter boas noites de sono e claro alguns cuidados alimentares, nomeadamente evitar uma restrição severa de hidratos de carbono.

Grelina:

Hormona produzida principalmente pelo estomago e conhecida como a “hormona da fome”, esta estimula o apetite enviando impulsos químicos ao cérebro (avisar que está na hora de comer), desta forma desempenha um papel importante no controlo energético (consumo de calorias).

Quando esta hormona está desregulada, o apetite aumenta e tendemos a comer mais do que o nosso corpo necessita.

- Como controlar:

Para controlar esta hormona é importante ter horários regulares de refeições, sem períodos de jejum prolongados, controlar o stress e ansiedade e optar por alimentos que promovam uma maior saciedade, como por exemplo proteicos.

Leptina:

Conhecida como a hormona da saciedade, esta é produzida na gordura branca armazenada no organismo. Quando estamos perante excesso de peso/obesidade o cérebro (hipotálamo) cria “resistência” a esta hormona, não recebendo sinais de saciedade.

- Como controlar:

De forma a controlar esta hormona é importante diminuir o peso, para consequentemente baixar o nível de gordura. Isto poderá ser feito através da alimentação, prática regular de exercício físico, reduzir stress e ansiedade.

Insulina:

Produzida pelo pâncreas, esta hormona regula os níveis de glicose (açúcar) no sangue, sendo uma das principais fontes de energia do organismo. A sua produção varia de acordo com a quantidade de açúcar no sangue, que está diretamente relacionado com a quantidade e qualidade nutricional de alguns alimentos ingeridos.

O mau funcionamento da insulina, leva a um aumento do stock de gordura no organismo, principalmente a nível abdominal e consequentemente leva a um aumento de peso. 

- Como controlar:

Para controlar a insulina é importante moderar a quantidade de hidratos de carbono, principalmente refinados, evitar períodos longos sem refeições e ter bons hábitos de atividade física.

TiroxinaT3 e T4:

Hormonas produzidas na tiroide, estas interferem na regulação de funções vitais. O hipotiroidismo e hipertiroidismo traduzem-se na falta ou excesso das hormonas da tiroide.

Quando estas hormonas não estão regulados, podem traduzir-se numa diminuição do metabolismo e consequentemente maior dificuldade na perda de peso.

- Como controlar:

Para melhorar o funcionamento das hormonas da tiroide é importante ingerir alimentos ricos em nutrientes, tais como: iodo, selénio, magnésio, bem como algumas vitaminas e minerais. Além disso é importante uma alimentação saudável e equilibrada, bem como eliminar hábitos tabágicos se existirem. 

 
Além das hormonas descritas, que são as mais importantes, existem outras que poderão interferir no peso e na saciedade. Desta forma, se não está a ver o resultado que pretende na balança, procure ajuda de um Nutricionista Dieta Pura, de forma a ter um plano alimentar adequado às suas necessidades, bem como uma avaliação de todos os intervenientes na perda de peso. 


Com as hormonas controladas, estas deixarão de ser um problema para atingir os resultados desejados