Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

ONDE SE ESCONDE O AÇÚCAR NOS ALIMENTOS?

ONDE SE ESCONDE O AÇÚCAR NOS ALIMENTOS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcares simples não ultrapasse 10% da energia ingerida a cada dia. No entanto, esta é uma percentagem elevada, pelo que se realça que os benefícios são maiores se o consumo não ultrapassar os 5% do valor energético total diário.


Segundo a OMS, os açúcares simples englobam todos os monossacáridos e dissacáridos adicionados aos alimentos e às bebidas, bem como os naturalmente presentes, por exemplo, no mel, no leite e na fruta. Este tipo de açúcar tem uma absorção rápida pelo organismo, pelo que, a energia que não é utilizada, fica armazenada sob a forma de gordura.

Segundo a European Food Safety os “açúcares adicionados” são a glicose, frutose, sacarose, amidos hidrolisados (xaropes de glucose e frutose) e outras preparações isoladas de açúcar, também adicionados pela indústria, manipuladores ou consumidores. 

Quando se fala em açúcares, os bolos, bolachas, chocolates ou refrigerantes são alimentos que à partida contêm grandes quantidades de açúcar. No entanto, a indústria usa açúcares em produtos improváveis e que passam despercebidos, como por exemplo: polpa de tomate e molhos, legumes enlatados, batatas fritas, bebidas vegetais, certos tipos de pão, bebidas aromatizadas, produtos congelados (ex: pizzas), entre outros alimentos. O açúcar adicionado a estes alimentos confere, não só o sabor mais adocicado, mas também cor, textura ou mesmo a durabilidade do produto.

Além dos termos simples de identificar, como açúcar mascavado, amarelo, “light” ou açúcar invertido, cristalizado, refinado, biológico/orgânico, mel, melaço ou concentrados de fruta, é importante ver a lista de ingrediente de cada produto e identificar outros tipos de açúcar que não reconhecemos tao facilmente: Sacarose; Glicose/Glucose; Dextrose; Maltodextrose; Maltodextrina; Maltose; Frutose; Lactose; Galactose.

Não existe propriamente um açúcar que se possa comer sem limite de quantidade e se diga que é saudável. A verdade é que se deve reduzir a quantidade ingerida ao longo do dia, retirando não só estes açúcares de casa, mas olhando sempre aos rótulos dos alimentos, pois quase todos contêm açúcares adicionados e nem sempre conseguimos perceber isso pela denominação que lhe é dado. Desta forma, adote hábitos saudáveis para evitar este "vilão":

- Reduzir ou eliminar o açúcar que coloca no chá ou café;

- Substituir o açúcar por outros aromas: canela, essência de baunilha, cacau, lascas de coco;

- Evitar o consumo regular de sobremesas;

- Usar adoçantes naturais (ex: stevia);

- Optar por alimentos que contenham menor quantidade de açúcar no seu rótulo.
 

Seja em que circunstância for, o açúcar deve ser consumido com a máxima moderação.