PERDER GORDURA ABDOMINAL DEVE SER A PRIORIDADE!
13 Mai 2021 - Publicado por Dieta Pura
A gordura visceral, que se localiza na região abdominal, mais concretamente na cavidade abdominal, divide espaço com órgãos importantes como estômago, rins, coração e os intestinos.
O excesso desta gordura acontece principalmente devido a uma má alimentação (rica em açúcar e gordura ) e sedentarismo (sem prática de exercício físico).
Além dos dois fatores principais mencionados, a presença de grande quantidade de gordura visceral poderá estar associada à privação/qualidade do sono ou altos níveis de cortisol que pode ter como consequência aumento do peso e da circunferência abdominal devido à retenção de líquidos e redistribuição da gordura no organismo e aumento dos níveis de açúcar devido à estimulação do fígado para produzir glicose.
A gordura abdominal apresenta como principais consequências para a saúde, a propensão de mortalidade ou desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo:
- Diabetes do tipo 2
- Doenças cardiovasculares (ex: AVC)
- Insuficiência hepática;
- Alterações gastrointestinais;
- Hipertensão arterial.
Para eliminar a gordura abdominal de forma eficaz, é importante adotar hábitos mais saudáveis:
- Inicie a prática de exercício físico ou aumente a intensidade dos treinos, de forma a estimular o metabolismo;
- Alimentação saudável, dando prioridade a alimentos ricos em fibra (flocos de aveia, vegetais, …) e proteína (ovo, carne, peixe, leguminosas, …);
- Limite alimentos ricos em açúcares refinados e hidratos de carbono simples (bolachas, pão “branco”, bolos);
- Não beba álcool: reduza ou elimine a ingestão de álcool para um melhor resultado;
- Reduza os níveis de stress;
- Procure ter um descanso adequado durante a noite (7 a 8 horas de sono).
Mesmo que tenha um peso adequado às suas características, pode ter gordura visceral em excesso. Para se diagnosticar, pode ser feita uma leitura de bioimpedância da sua massa gorda e calcular a percentagem que corresponde à gordura visceral ou através da medição do perímetro abdominal, por um profissional de saúde.
Procure ajuda junto das nossas nutricionista, num Ponto de Nutrição perto de si. Veja onde estamos: https://www.dietapura.pt/onde-estamos