POSSO INCLUIR SUSHI NA DIETA?
18 Jun 2023 - Publicado por Dieta Pura
Uma moda que chegou para ficar o sushi ou se adora ou se odeia, não tendo um consenso entre os consumidores. Esta comida japonesa mais famosa do mundo, já existe há séculos, mas tem sido nestes últimos anos o pico de moda e a previsão é que continue a crescer o seu consumo e apreciadores.
Tipicamente, o sushi apresenta-se sob a forma de pequenos rolos, estes podem ser compostos por arroz, algas, peixe, marisco, ovo, vegetais, fruta e acompanhados com diversos molhos. A alimentação japonesa tem provas dadas de ser uma das dietas mais saudáveis do mundo, promovendo a longevidade. Mas será que o sushi é a melhor opção? Em média, uma refeição constituída por 10 peças de sushi representa cerca de 500 a 600 Kcal. Desta forma, esta refeição poderia ser considerada calórica ou não dependendo das necessidades de cada pessoa. Nutricionalmente esta refeição representa um bom aporte de proteína, é rica em hidratos de carbono e possui quantidades interessantes de gordura nomeadamente ómega-3. Além disso, aporta ainda na sua composição vitaminas e minerais como o iodo, vitamina A e do complexo B, bem como ferro, fósforo e potássio.
Assim sendo, podemos dizer que este tipo de refeição, sushi, é mais interessante do que refeições de fast food (pizzas e hambúrgueres). Mas o sushi é na sua maioria confeccionado com gordura (frito) e aporta adição de diversos molhos ou queijos, bem como a confecção do arroz que é feita com adição de açúcar, pelo que o seu consumo regular não é a melhor opção para a dieta. De forma a reduzir o valor calórico, bem como quantidades de açúcares e gorduras na sua refeição de sushi combine a ingestão de peças de sushi com peças de sashimi e peças com vegetais. Além disso reduza a ingestão de molhos nomeadamente molho de soja nesta refeição.
Respondendo à questão, podemos incluir o sushi na dieta como outros alimentos, sendo que mais uma vez o segredo está na moderação e equilíbrio com os demais alimentos. Assim sendo procure ajuda com a sua nutricionista e saiba de que forma poderá incluir esta refeição no seu plano de dieta.