SERÁ QUE AS CALORIAS SÃO TODAS IGUAIS?
28 Set 2020 - Publicado por Dieta Pura
Usa-se a palavra “calorias” para designar quilocalorias (kcal), que representa a energia necessária para que o organismo desempenhe as suas funções, sejam elas voluntárias ou não. Mas será que as calorias são todas iguais?
A resposta à questão é não! Pois alimentos diferentes são digeridos e metabolizados de forma diferente e, como tal, interagem com o nosso corpo de forma distinta. Deste modo, é importante olhar para alimentação como um todo e não apenas para as calorias, pois os alimentos são constituídos por uma combinação variada de macronutrientes e micronutrientes.
Além disso, todos os alimentos contêm calorias, sendo que uns mais do que outros. Estas derivam dos macronutrientes (hidratos de carbono, proteína e gordura) que o alimento contém. Sendo que, as gorduras fornecem 9 kcal por grama, enquanto os hidratos de carbono e proteína fornecem 4 kcal por grama. Já os micronutrientes (fibra e água) não têm calorias, pois não desempenham funções energéticas.
Quanto à sua função, as gorduras e os hidratos de carbono são fonte de energia, enquanto as proteínas são fundamentais para o processo de crescimento e para a reparação de tecidos.
Além destes nutrientes, temos ainda as denominadas calorias vazias: o álcool (7 kcal/g) e os açúcares (4 kcal/g) apenas fornecem energia, não possuem quaisquer nutrientes, daí serem denominadas calorias vazias.
Quando o objetivo é emagrecer, é um facto que as calorias importam, mas mais do que criar um défice energético (ingerir menos calorias do que as que consumimos) é importante olhar a outros aspetos importantes: nutrir adequadamente o corpo; controlar o apetite, manutenção da massa muscular e saúde, entre outros. Só assim conseguimos evitar mecanismo compensatórios do nosso organismo que possam contrariar o objetivo final.
Por isso não conte calorias, conte nutrientes!